Festa da Maçã e Feira Agroindustrial de Veranópolis

Final do Femaçã Kids emociona milhares de pessoas em Veranópolis

19 de abril de 2019
MIII6267

Valentina Ruiz Herrera, aluna da Escola Municipal Irmã Joana Aimé, foi a vencedora do concurso que atraiu cerca de 3,5 mil pessoas na sexta-feira e contou com show do ganhador do The Voice Kids Thomas Machado

 

Diante de um Ginásio Leonir Farina praticamente lotado por aproximadamente 3,5 mil pessoas, Valentina Ruiz Herrera, estudante do sexto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Irmã Joana Aimé, em Veranópolis, venceu nesta sexta-feira (19) o Femaçã Kids, competição de canto realizado com o objetivo de descobrir talentos musicais entre alunos de 10 a 14 anos do município da Serra Gaúcha. Aos 11 anos, a garota conquistou os sete jurados com uma interpretação emocionante de Malagueña, do cubano Ernesto Necuona. Nascida na Colômbia, Valentina mora há seis anos em Veranópolis, onde estuda violão e teclado e pretende tornar-se uma cantora profissional.

“Sempre gostei dessa música porque a expressão dela é diferente. Meus pais sempre foram muito ligados à música, desde pequenos”, comentou logo após receber o prêmio máximo da noite.

Maria Eduarda Nogueira, 13, do oitavo ano do Colégio Estadual São Luiz Gonzaga, ficou em segundo, com a canção Improvável, de Davi Passami, e Sarah Corrêa, 13, do nono ano da Escola Municipal Felipe dos Santos, obteve a terceira colocação, com Tudo a Ver com Ele, do Central 3. O prêmio de melhor torcida foi para o Colégio Regina Coeli, do estudante do sétimo ano Germano Cechin Peruzzo, 12, único menino entre os 12 finalistas. Metade do prêmio dado aos três primeiros colocados será doada para os Círculos de Pais e Mestres (CPMs) das escolas dos alunos vencedores.

Coordenadora do concurso e responsável pelo setor de Aprendizagem da Secretaria de Educação de Veranópolis, Carina Frizon Menezes, explica que, na primeira etapa, todos os alunos foram convidados a participar. Foram classificados 10 alunos de cada escola. Por fim, foram selecionados os 12 finalistas.

Conforme Carina, a ideia de fazer o concurso partiu da Comissão de Shows da X Femaçã e veio ao encontro da linha pedagógica desenvolvida no município. Participaram alunos das redes municipal, estadual, particular e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). “Em todas as edições da festa tivemos gincanas e outras atividades, neste ano, decidimos promover algo diferente, que envolvesse de forma ainda mais intensa a comunidade escolar, as famílias e motivasse os alunos. Para nossa surpresa, o concurso ganhou proporções muito maiores do que imaginávamos”, garante.  

Ela valoriza o fato de que após a escolha dos 12 finalistas, os alunos tiveram duas semanas de preparação intensa, com aulas individuais de técnica vocal, com fonoaudióloga e psicóloga, além de ensaios com a banda de apoio, composta por oito músicos. “A música e de forma mais específica o canto faz bem para a autoestima, desenvolve o ritmo, a atenção, enfim, desenvolve uma série de habilidades cognitivas, a musicalidade e neste concurso podemos mostrar muitos talentos que temos nas escolas do município”. A final do Femaçã Kids foi abrilhantada pelo show de Thomas Machado, que tornou-se famoso no país ao vencer em 2017 a competição The Voice Kids, da TV Globo.

“Acho muito importante incentivar desde o início para as crianças terem vontade de subir ao palco, mostrar seu talento e continuar nossa música, porque sem música ninguém consegue viver. Minha vó, meu pai, minha mãe, todos da minha família sempre incentivaram. O que nos leva para frente é a família. É a coisa mais importante que a gente tem”, salientou o gauchinho.

 

Os finalistas:
Isadora Ferreira Castro (AVAEC)
Valentina Ruiz Herrera (EMEF Irmã Joana Aimé)
Laura Tedesco Bressan (IFRS)
Tainá da Silva Serpa e Byanka Alves Lopes (EMEF Irmão Jerônimo)
Daniele Cagol Bogoni (EEEF D. Matheus Pasquali)
Kamili Pereira Gularte (EMEF Senador Alberto Pasqualini)
Heloísa Roncato Dorneles (EMEF Irmão Artur Francisco)
Sarah Corrêa (EMEF Felipe dos Santos)
Maria Eduarda Nogueira (Colégio São Luiz Gonzaga)
Larissa Guilherme Oliveira (EEEF Virginia Bernardi)
Jaqueline dos Santos Rodrigues (EMEF Adriano Farina)
Germano Cechin Peruzzo (Colégio Regina Coeli)

 

Fernando e Sorocaba se apresentam no sábado (20)
A X Femaçã iniciou no último final de semana e segue até domingo (21). No sábado (20), o destaque é o show nacional com a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, às 23h50min, no Palco Gala. O show de encerramento será com a magia do Grupo Tholl, às 20h, no Palco Gala. Além das apresentações musicais o público poderá se deliciar com a gastronomia oferecida em duas áreas para alimentação, contemplando desde lanches rápidos restaurantes de comida típica italiana. Passeios pelas rotas turísticas também estarão sendo oferecidos em frente à entrada da feira.

 
SERVIÇO 
O que: X Femaçã – Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial  
Quando: até 21 de abril de 2019. Horários de visitação à feira (expositores): dia 20, das 10h às 22h; e dia 21, das 10h às 18h
Onde: Parque de Exposições José Bin - Pavilhões da Femaçã (Alameda Santos Dumont, bairro Femaçã), em Veranópolis (RS). O show da dupla Fernando & Sorocaba ocorre no Ginásio Leonir Antonio Farina
Quanto: R$ 10 (entrada geral ao Parque de Exposições), estudantes e idosos pagam a metade. Entrada gratuita no dia 18. O show de Fernando & Sorocaba terá valor diferenciado, conforme o setor e o lote. Os preços podem ser conferidos no site www.femaca.com.br

 

MCom Ação & Comunicação | (54) 3538.3048  
Diego Adami: mcom@mcombr.com.br | (54) 9.8111.6007
Cassiano Farina: cassiano@mcombr.com.br | (54) 9.9937.9027
Camila Ruzzarin: camila@mcombr.com.br | (54) 9.9190.1392

 

Fotos: VB Vídeo

Veja também
Patrocínios
Apoiador
Apoiador
Apoiador
Apoiador
Apoiador
Apoiador
Apoiador
Apoiador
Apoiador
Apoiador
Apoiador
Apoiador
Apoiador
Apoios