
O 2º Fórum de Desenvolvimento Agropecuário e 1º Simpósio Regional de Apicultura e Meliponicultura de Veranópolis trouxe para debate um importante tema no evento realizado no dia 20.
Aconteceu durante a programação da 11ª edição da Festa Nacional de Maçã e Feira Agroindustrial, na quinta-feira, dia 20 de abril, o 2º Fórum de Desenvolvimento Agropecuário e 1º Simpósio Regional de Apicultura e Meliponicultura de Veranópolis, que teve como tema “apicultura e sua importância na produção agrícola”.
A apicultura é uma atividade essencial para o equilíbrio e sustentabilidade do meio ambiente. As abelhas respondem por cerca de 80% da polinização dos vegetais. Dessa forma, a apicultura contribui, de forma eficaz, para minimizar a interferência e a degradação da natureza, corroborando com a produção integrada na agropecuária. Criar abelhas é de suma importância para a agricultura pela efetiva polinização, que, por sua vez, provoca um significativo aumento na produção agrícola. Para ter ideia, a cada quilo de subproduto apícola, a polinização incrementa outros 15 quilos de alimentos. Nesse sentido, sem a existência de abelhas, seria impossível a produção agrícola e sobrevivência do ser humano.
O evento teve como objetivo promover uma reflexão sobre a importância da apicultura e oportunizar um espaço para troca de informações e desenvolvimento do setor para o município e região.
No início do Fórum de Desenvolvimento Agropecuário, o escritório da Emater - Ascar/RS de Veranópolis recebeu uma homenagem do Poder Executivo e Legislativo pela passagem dos 65 anos de atuação no município. O Engenheiro Agrônomo da entidade, Valfredo Reali, em seu pronunciamento de agradecimento, destacou a atuação da Emater para o desenvolvimento dos produtores agrícolas no Berço da Maçã e na Terra da Longevidade.
Os promotores do evento foram a Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Associação de Apicultores Regionais Vale das Antas, Emater/RS-Ascar, Federação Apícola do Rio Grande do Sul
Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária e de Desenvolvimento Rural. Teve como patrocinador o Sicredi e apoiadores a Apicultura Panazzolo e Comercial Agrícola Orso.
Confira quem foram os palestrantes e os assuntos que foram abordados no 2º Fórum de Desenvolvimento Agropecuário e 1º Simpósio Regional de Apicultura e Meliponicultura de Veranópolis:
- André Menegat – apicultor, pesquisador e membro da diretoria da Associação Caxiense de Apicultores de Vice Presidente da Federação Apícola do RS - abordou o cenário da apicultura na região e no estado.
- Gianmateu Schommer – apicultor profissional, empreendedor e gerente técnico em polinização - falou sobre a apicultura profissional.
- Orlando Morschel – proprietário do Meliponário - destacou o mundo das abelhas e sua experiência na meliponicultura.
- Rita Dulac Domingues – Fiscal Estadual Agropecuária - abordou a ocorrência e o impacto da mortalidade de abelhas no estado do Rio Grande do Sul.
- Dr. Lucio Flavo Miotto – Promotor de Justiça - falou sobre a atuação do Ministério Público na utilização e fiscalização no uso de agroquímicos.
- Ademir Haettinger – Presidente da Federação Apicultura do RS - destacou a polinização como aumento de produção em culturas de grãos e frutas.
- Mateus Mulinari – diretor de empresa de drones - encerrou o evento contribuindo sobre a utilização de equipamentos utilizados na pulverização da produção agrícola.
Créditos: Leticia Fracasso / PM Veranópolis